Assessorias: A Estruturação do Diretório

A cada fim de ano, é eleita uma chapa de alunos que deve gerir o DAMUFES no ano seguinte. Na chapa, estão inscritos um Presidente e um Vice-presidente, Diretor da Secretaria, Diretor da Tesouraria, Diretor de Patrimônio, Diretor de Comunicação e Informática, Diretor de Cultura e Eventos, Diretor Científico, Diretor de Relações Institucionais, Diretor de Relações Internacionais e Diretor da Atlética. Cada diretor eleito costuma recrutar alunos para compor uma Assessoria, e elas se estruturam de forma independente, algumas com mais membros e uma organização mais complexa, outras com menos mebros e mais simples em sua estrutura. Um diretor pode, ainda, realizar sozinho o trabalho a ele incubido, sem uma Assessoria propriamente dita, apenas uma Diretoria. De qualquer modo, é costume referir-se aos diferentes setores do DAMUFES como Assessorias, independetemente do seu número de componentes.
 
Os Presidente e Vice-Presidente monitoram a atividade dos Diretores – e estes, por sua vez, das suas Assessorias  e guiam as reuniões do Diretório. Também participam, via de regra, da representação estudantil em instâncias maiores no Centro: no Conselho Departamental e nas reuniões do Colegiado de Curso.
 
A  Secretaria  auxilia a Presidência em questões burocráticas, como no envio e no recebimento de ofícios e memorandos. É também ela quem prepara as atas de reuniões do DAMUFES.
 
A Tesouraria cuida do tesouro monetário do DA, avaliando transações econômicas e controlando o caixa.
 
O Patrimônio diz respeito aos bens tangíveis do DA, e a Diretoria ou Assessoria por ele responsável cuida também do aluguel de armários e da venda de jalecos pelo DA.
 
A Assessoria de Comunicação e Informática é a intermediária entre o DAMUFES e os acadêmicos do curso no quesito comunicação (como é de se supor), sobretudo no sentido DAMUFES --> comunidade acadêmica, divulgando eventos, pautas e decisões de reuniões, etc. Ela gerencia a página de perfil e o grupo do DAMUFES no Facebook, além de elaborar e atualizar este site. A Assessoria dedica-se também a elaboração do Jornal Raio-X, uma publicação própria dos alunos de Medicina da UFES.
 
A Assessoria de Cultura e Eventos trata, basicamente, da elaboração de eventos recreativos, cujo carro-chefe nos últimos anos tem sido a Calourada. A Assessoria também tem importante papel na organização da Visita dos Calouros.
 
A Assessoria Científica tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da formação acadêmica dos estudantes de Medicina da UFES. Esse objetivo é colocado em prática através da realização de atividades extracurriculares, como jornadas, palestras e congressos.
 
A Diretoria de Relações Institucionais tem como função garantir a representatividade dos discentes de Medicina da UFES nos Departamentos que coordenam as disciplinas presentes na grade curricular desse curso. Isso se faz por meio dos Representantes Estudantis, que são selecionados a cada semestre e cuja função é participar das Reuniões Departamentais, levando aos Departamentos as demandas gerais dos estudantes, a fim de buscar a melhor forma de solucioná-las, e trazendo ao DA, quando relevantes, informações e decisões que dizem respeito ao curso de Medicina.
 
A Assessoria de Relações Internacionais é a CLEV (Coordenadoria Local de Estágios e Vivências), que gerencia e intermedeia a vinda de intercambistas estrangeitos ao curso de Medicina da UFES e a ida de alunos deste curso para universidades em outros países, por curtos períodos de estágios e intercâmbios internacionais.
 
A  Atlética  é a Assessoria responsável pela organização de atividades relacionadas a esportes: treinos de equipes esportivas, de líderes de torcida, ensaios da Bateria e eventos esportivos. Ela organiza a participação de alunos do curso na Copa UFES, nos Jogos Capixabas de Medicina (JCM) e no Intermed RJ-ES.